As 5 competências fundamentais que podem ser reconhecidas somente pela análise de seu currículo

O currículo, além de uma apresentação do candidato, é a primeira oportunidade de contato que o recrutador possui com o candidato. Um currículo bem feito e estruturado pode indicar algumas qualidades que você possui para o empregador sem que você precise falar uma só palavra. É como se esse documento traduzisse um pouco daquilo que você tem de bom para oferecer. É o seu cartão de visitas! Por isso, hoje, aqui no blog da Altiva Foco em Pessoas, vamos falar um pouco sobre as 5 competências fundamentais que o recrutador consegue identificar somente com a leitura atenta do seu currículo. Parece difícil, mas não é. Veja como e porque.

1) Fluência verbal e escrita

O texto do currículo mostra claramente para o empregador qual é o grau de competência linguística que você possui. Por isso, ter um currículo bem escrito, com palavras bem escolhidas, as concordâncias verbal e nominal alinhadas é fundamental para que você consiga passar para a fase seguinte do processo seletivo. Um currículo com erros de português é eliminado pelo recrutador, pois o português é a nossa língua nativa e o candidato precisa mostrar que têm total domínio dela.

Uma vez vi um currículo que, ao invés de ter escrito “identidade visual”, o candidato escreveu “indentidade”. Se fosse um currículo de um candidato com pouca escolaridade, o erro até poderia ser relevado. Mas nesse caso, a pessoa tinha nível superior em comunicação social, provocou falta de confiança no potencial real desse candidato.

2) Capacidade de síntese

Se o candidato é capaz de sintetizar seu currículo e mantê-lo em um formato adequado de apresentação, isso demonstrar boa capacidade de síntese de conteúdos. Isso ressalta mais aos olhos do entrevistador quando o profissional já possui uma boa experiência profissional, já passou por várias funções ou empresas, mas mesmo assim o currículo não ultrapassa duas ou três páginas. A capacidade de síntese pode demonstrar também objetividade e clareza na comunicação, fatores muito importantes para qualquer profissional hoje em dia.

3) Foco

Outra competência que um currículo bem feito pode destacar é o foco do candidato. Por meio da análise do objetivo do candidato, de sua formação, de suas experiências e de suas habilidades é possível compreender se o candidato possui foco na carreira e se ele sabe aonde ele deseja chegar. Receber currículos de alguém que só fala sobre suas experiências na área contábil e que deseja atuar na área de engenharia demonstra falta de foco e objetividade. Por isso, se você possui mais de uma área ou setor que gostaria de atuar, monte currículos diferentes e, não se esqueça, com foco específico!

4) Vontade de desenvolvimento

Mostrar que você gosta e procura se desenvolver, que busca fazer e participar de cursos, palestras e outras atividades de desenvolvimento pessoal e profissional é um ponto bastante positivo em um processo de seleção. Essas informações demonstram para o recrutador que você é um profissional preocupado com a sua capacitação, com o seu desenvolvimento. Isso é muito bem recebido pelas empresas, já que, em um mundo como o nosso, estar atualizado é fundamental para melhorar o desempenho profissional e da organização.

5) Humildade

O currículo não é um documento que eu aconselharia você a utilizar muitos adjetivos para ressaltar a si mesmo. Na verdade, o ideal é o candidato falar de suas competências nas sínteses de suas qualificações, mas ser bastante discreto para fazer isso. Ter pessoas que não se importam somente com a sua autopromoção e destaque é fundamental para as organizações que necessitam que seus colaboradores trabalhem em equipe e alcancem resultados em conjunto.

Cenas dos próximos capítulos

Na próxima semana, vamos fechar esse especial sobre currículos com um texto sobre o que fazer para que o seu currículo seja realmente lido e selecionado. Mas se você não leu os textos anteriores, acesse o blog da Altiva Foco em Pessoas e leia os dois textos já publicados:

Aproveite e conheça o Programa Propósito Ser 360˚, um serviço da Altiva Foco em Pessoas direcionado para ajudar os indivíduos a despertarem o melhor deles com foco na carreira.