7 dicas para que o seu currículo seja realmente lido e selecionado.

Nas últimas semanas aqui no blog da Altiva Foco em Pessoas, começamos a ressaltar a importância para que o seu currículo seja lido, garantindo a sua participação nas outras fases dos processos seletivos e, consequentemente, aumentar as suas chances em arrumar um bom emprego.

Em todo processo seletivo, o seu currículo poderá passar pelas mãos de vários avaliadores que podem ir desde o proprietário da empresa até o recrutador contratado para fazer o processo seletivo. Todas essas pessoas são filtros que podem ajudar ou literalmente te cortar do processo.

Por isso, estar com o currículo atualizado e bem estruturado é um ponto fundamental para que você consiga passar por todos os filtros (pessoas e olhares) que podem influenciar a sua seleção. Nesse sentido é muito importante que você tome alguns cuidados ao preencher seu currículo para que você consiga mostrar pelo currículo que você é o candidato que a empresa necessita. Quer saber como? Confira nossas dicas sobre o assunto.

7 Dicas para que o seu currículo seja realmente lido

  1. Seja claro ao colocar o assunto no e-mail

Para mandar seu currículo por e-mail para concorrer a uma vaga, seja claro ao especificar o assunto do e-mail. Ao invés de criar um título extravagante, coloque no campo assunto o nome do cargo e o seu nome para facilitar a vida do recrutador. Por exemplo, se você quer participar do processe seletivo de uma vaga para “Analista Financeiro”, coloque no assunto: “Vaga Analista Financeiro – Currículo Mariana Silva”. Além disso, envie seu currículo preferencialmente no formato PDF. Assim, qualquer equipamento, mesmo aqueles que utilizarem outro sistema de gerenciamento como Linux ou Mac, conseguirão abrir o seu documento.

  1. Defina o título do cargo

Um dos pontos mais importantes ao preencher o seu currículo, seja em um site de recrutamento ou o documento mesmo, é definir o título do cargo que você deseja ocupar. Para isso, utilize exatamente os termos mais buscados pelo mercado. Por exemplo, se você deseja conquistar um cargo de “Recepcionista”, use exatamente essa palavra, pois é dessa forma que o recrutador provavelmente vai fazer a busca. Se você utilizar, por exemplo, o termo ‘recepção’ pode acabar ficando de fora dos resultados obtidos. Por isso fique atento e pesquise o cargo e a área que você deseja se candidatar.

  1. Coloque as palavras nos campos adequados

O segundo passo é garantir que as palavras-chave mais importantes para a sua função estejam escritas nos campos adequados. “É importante que você descreva bem as atividades realizadas no dia a dia”, diz Paula. “Faça um resumo delas para dar uma visão geral e, depois, detalhe cada uma para que a ferramenta de busca possa identificar o seu perfil”, explica.

  1. Use uma fonte adequada

Você não pode errar e nem exagerar na formatação do seu currículo. Para isso, utilize fontes como arial, verdana, calibri, trebuchet. São fontes comuns de e fácil leitura. Além disso, você não corre o risco do arquivo perder a formatação quando for aberto em outro computador, pois essas fontes qualquer equipamento possui. E não exagere no tamanho, nem muito grande nem muito pequeno que ninguém consegue ler. O mínimo é 11 para o corpo do currículo e 14 para o nome do candidato.

  1. Especifique seus conhecimentos

Se você possui conhecimentos específicos em uma determinada área e que são relevantes para a sua busca por uma vaga atualmente, não deixe de mencioná-las de forma clara e objetiva. Por exemplo, se um engenheiro de software possui um conhecimento amplo em Javascript e preencher o currículo apenas com “conhecimento em várias linguagens”, ele não vai aparecer na busca quando o recrutador procurar por “javascript“. Se você quer trabalhar com contabilidade e contas a pagar e receber, isso precisa estar escrito com todas as letras para garantir que o filtro encontre a informação.

  1. Não abuse da foto

Se você vai colocar uma foto, tire uma foto adequada para isso. Hoje em dia com tantos recursos digitais disponíveis, não é difícil fazer isso com o telefone celular mesmo. Por isso, tire a foto com uma blusa clara e sem decotes ou detalhes esdrúxulos, focando no rosto sem muita maquiagem ou poses extravagantes. Lembre-se que currículo não é facebook, instagram ou snapchat. Pelo contrário. Quanto mais discreta e profissional a foto melhor.

  1. Detalhe seus cursos e aprendizados

Um ponto que muita gente não dá atenção no currículo é a descrição dos cursos ou aprendizados conquistados. É essencial detalhar os cursos realizados palavra por palavra. Coloque o nome do curso, a instituição que você fez o curso e o ano. Para incrementar, você pode incluir nesse ponto algo que você aprendeu efetivamente. Por exemplo:

Curso de Comunicação Integrada – Altiva Foco em Pessoas / 2016 – Criar campanhas de comunicação interna.

Essa dica é muito importante para quem fez um curso novo e ainda não conseguiu atuar na área. Dessa forma, você tem mais chances de conseguir a oportunidade que deseja.

  1. Mantenha o seu currículo atualizado, sempre!

Um dos pontos mais importantes é manter o currículo sempre atualizado. Essa atualização constante é necessária para aumentar as possibilidades de o recrutador achar o seu currículo, principalmente quando se trata de preenchimento de currículos em sites de emprego. Por melhor que sejam seu histórico e sua formação profissional, se você não tomar alguns cuidados na hora de preencher as informações, seu perfil pode nunca ser encontrado pelo mecanismo de busca.

Material de apoio

Se você deseja ler os outros textos para ajudar você montar um currículo bem estruturado, acesse os links abaixo:

  • Descubra quais são os dez maiores erros que fazem um currículo ir literalmente para o lixo;
  • Quais são as cinco competências fundamentais que podem ser reconhecidas somente pela análise de seu currículo;

Se o material te ajudou, escreva para a Altiva Foco em Pessoas e dê a sua opinião. A intenção é continuarmos a postar dicas para te ajudar a melhorar o seu posicionamento no mercado. Se você tem sugestões a fazer de assuntos que lhe interessam, escreva pra gente, ok! A Altiva Foco em Pessoas está disposta a te ajudar.

Um abraço e boa sorte na busca de da sua vaga!