Altiva Foco em Pessoas no 7º Encontro Internacional da Rede Germinar

Nesse final de semana, entre os dias 26 e 28 de agosto de 2016, aconteceu no Sesc Venda Nova em Belo Horizonte / MG o 7º Encontro Internacional da Rede Germinar. O encontro é realizado anualmente e acontece a cada ano em uma cidade diferente. Esse ano foi a vez dos mineiros acolherem cerca de 100 participantes, dentre eles facilitadores, apoiadores, conselheiros, ex-participantes e interessados no programa.

E a Altiva Foco em Pessoas estava lá para participar mais uma vez desse evento. Mais uma vez sim! Pois, ano passado, em 2015, eu pude participar pela primeira vez no encontro que foi realizado em Salvador / BA após finalizar a minha formação dentro do programa em uma turma aqui mesmo em BH. E para não perder a conexão com a proposta do programa, com as pessoas envolvidas e com as bases antroposóficas do próprio programa, fiz questão de participar novamente esse ano, pois os programas e serviços que ofereço pela Altiva Foco em Pessoas também utilizam e aplicam muito da antroposofia no seu dia a dia.

Bem, o tema do encontro desse ano foi a “Trimembração Social: praticando um novo futuro”. Com as bases na antroposofia os participantes tiveram a oportunidade de discutir sobre as relações sociais no contexto atual, o que é necessário para mudar e melhorar o mundo em que vivemos e, além disso como praticar novas formas de nos relacionar na construção de um caminho de integração social. 

Altiva Foco em Pessoas

As palestras ministradas foram sensacionais e muito bem conectadas. Pudemos ouvir e discutir sobre o caminho que a humanidade traçou para chegar até aqui e, ao mesmo tempo, pensar no que é necessário para fazer um caminho mais altruísta e integrado com nós mesmos.

Além dos conteúdos desenvolvidos nas palestras, tivemos a oportunidade de participar de momentos de integração e desenvolvimento de trabalhos coletivos como espaços de prática e experimentação para novas posturas e iniciativas. Tudo como forma de buscar maneiras que nos permitem  viver de maneira mais integrada e equilibrada, ajudando-nos a lidar com os desafios atuais.

Altiva Foco em Pessoas

Altiva Foco em Pessoas

Durante os intervalos, os participantes puderam se deliciar com o delicioso coffee break  produzido pela equipe dos “Cozinheiros de rua”, um projeto do Empreendendo Vidas, coordenado pelo INSEA, que tem como finalidade incluir a população em situação de rua no mercado de trabalho. Além de várias opções no cardápio dos lanches, eles não se esqueceram das pessoas com limitações alimentares (como eu!) e ofereceram muitas opções para todos os tipos de gostos. E o resultado foi sensacional, um sucesso! Além dos inúmeros elogios eles foram aplaudidos de pé pelos participantes do evento pelo bom trabalho que desempenharam nos três dias do evento. 

Altiva Foco em Pessoas

Altiva Foco em Pessoas

As duas fotos acima foram retiradas do Facebook do Empreendendo Vidas. Clique aqui para acessar.

Altiva Foco em Pessoas

Outro ponto de destaque é que o Programa Germinar funciona com base no princípio da fraternidade financeira. E esse ano houve uma inovação na captação dos recursos por meio das inscrições dos participantes. A equipe de organização do evento fez uso da ferramenta do “Ponto de Equilíbrio Individual”. Valores variados foram divulgados no site do evento e cada pessoa escolheu e contribui com o valor que realmente pode pagar. Com isso, o encontro pode abrir as suas portas para a experimentação de um novo modelo que a rede deseja e quer aplicar para impulsionar a participação de mais e mais pessoas. Com isso, no final do evento a organização apresentou os resultados financeiros e comprovou que com esse modelo conseguiu-se arcar com as despesas assumidas e fazer um evento de ótima qualidade. E ainda baseado no princípio da fraternidade financeira, o grupo de participantes decidiu fazer uma doação seguindo o ponto de equilíbrio para que a verba seja direcionada para o próximo encontro que será realizado em Pernambuco. 

Ter a oportunidade de ter contato com novas ideias, conteúdos variados e ainda poder conversar com pessoas diferentes é sempre muito rico e proveitoso. As trocas foram bastante intensas e as sementes para o futuro foram lançadas com cada participante estabelecendo suas metas e objetivos para o  próximo encontro. É claro que eu fiz os meus também. Ano que vem, no próximo encontro, poderemos todos avaliar quais os passos foram dados.

Se você se interessou pelo Programa Germinar, clique aqui e acesse a página no Facebook. Esse é um programa que a Altiva Foco em Pessoas indica para todos aqueles que desejem ser líderes de um novo mundo.