Um currículo só serve se for bem feito

“Para ter alguma chance o currículo precisa capturar a atenção do recrutador em cinco segundos. Clareza e objetividade são essenciais.” (Max Gehringer)

O momento atual que estamos vivendo no Brasil, sob os aspectos político, econômico, social, é de grande apreensão e incertezas, o que tem gerado reflexos significativos na confiança pessoal do brasileiro sobre suas competências. Isso porque, e basta olhar um pouco no nosso entorno, muitas empresas, principalmente as de micro e pequeno porte, estão fechando as portas. Outras, para tentar sobreviver, estão cortando despesas e fazendo grandes cortes no quadro de funcionários. Com tudo isso, o mercado está ficando abarrotado de pessoas ativas, mas que estão sem nenhum trabalho ou atividade remunerada fixa para prover com segurança o sustento.

Conversando com pessoas da área de recrutamento e seleção, e até mesmo percebendo o andamento da busca de candidatos no mercado com um dos meus clientes, pude comprovar que as vagas em aberto estão recebendo avalanches de currículos de profissionais de diversas áreas, todos afoitos em ter uma oportunidade, mesmo que não seja na sua área. Diante desse grande volume de mão de obra, as empresas acabam desclassificando aqueles candidatos que não indicam que seus objetivos e experiências estão alinhados com as propostas de empregos.

Diante dessa realidade, quem está em busca de novas oportunidades não pode cruzar os braços quando recebe o primeiro não. Mas também deve ficar atento aos sinais que o mercado pode dar sobre o que as empresas estão precisando.

Por esse motivo, resolvi aproveitar esse espaço no blog da Altiva Foco em Pessoas para auxiliar aqueles que estão em busca de uma nova oportunidade no mercado e recomeçar a vida. Para isso, vou divulgar informações e dicas que procurem esclarecer para o leitor como se deve montar um bom currículo e ser mais efetivo na busca de emprego.

Assim, nas próximas três segundas-feiras, o blog e as redes sociais da Altiva Foco em Pessoas servirão de meios de divulgação das “dicas da semana” da Altiva, como sempre é feito. Só que agora com informações que ajudarão a transformar o seu currículo em uma excelente ferramenta para você conquistar aquele emprego que tanto deseja. Confira abaixo os temas que serão abordados nas próximas semanas:

  • No dia 03 de outubro, descubra quais são os dez maiores erros que fazem um currículo ir literalmente para o lixo;
  • Já no dia 10 de outubro, você vai ter a oportunidade de conhecer quais são as cinco competências fundamentais que podem ser reconhecidas somente pela análise de seu currículo;
  • E no dia 17 de outubro você vai saber o que fazer para que o seu currículo seja realmente lido e selecionado.

Por isso, se você está em busca de uma nova oportunidade de emprego e acredita que precisa ser mais efetivo na divulgação de seus objetivos, experiências e competências, não perca os próximos posts. Eles poderão ajudá-lo a impulsionar seu currículo e abrir novas portas para você no mercado de trabalho.

Espero que o material que vamos divulgar ajude cada um em suas necessidades e me coloco à disposição para qualquer dúvida no e-mail altiva@altivapessoas.com.br. A Altiva Foco em Pessoas aguarda o seu contato. Até semana que vem!